Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2004 - 13h11

Bombas na Índia matam dois e deixam 44 feridos

Publicidade

da Folha Online

Supostos separatistas lançaram nesta terça-feira explosões coordenadas de bombas no Estado de Assam [norte da índia], causando a morte de duas pessoas e deixando 44 feridos, segundo informações da polícia.

Os seis ataques --dois realizados por bombas colocadas em bicicletas, três explosões de granadas e uma bomba escondida na saída de uma estação de trem-- ocorreram em Gauhati, a capital do Estado de Assam, e em cidade próximas.

Os ataques ocorrem um dia após duas bombas explodirem perto do mercado Gauhati, que estava lotado na hora do ataque. A ação matou dois policiais e deixou sete civis feridos.

Até o momento, nenhum grupo reivindicou os ataques desta terça-feira, mas a polícia suspeita de grupos separatistas que lutam contra forças de seguranças indianas na região há décadas.

Biclicletas

A primeira bomba, aparentemente detonada por controle automático de relógio, explodiu em uma bolsa presa a uma bicicleta em um mercado lotado na pequena cidade de Morigaon, 80 quilômetros de Gauhati, segundo o inspetor de polícia Khagen Sarma. Lá, 25 pessoas ficaram feridas.

Outra bicicleta, também com um artefato explosivo preso a uma bolsa, explodiu perto de um posto de polícia, ferindo outras 15 pessoas.

Até hoje, cerca de 10 mil pessoas, a maioria civis, morreram em confrontos entre a polícia e grupos separatistas na Índia, nos últimos 15 anos.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre explosões na Índia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página