Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2004 - 10h30

Túnel desmorona em Gaza e deixa cinco palestinos presos

Publicidade

da Folha Online

Um túnel localizado no acampamento de refugiados palestinos em Rafah, ao sul da faixa de Gaza, desmoronou nesta sexta-feira. A passagem liga Gaza ao Egito, e há suspeitas de que seja usada para o contrabando de armas. Segundo testemunhas, cinco pessoas ficaram presas no local.

Ambulâncias palestinas e equipes de resgate foram liberadas pelo Exército israelense para irem até a área do desmoronamento. Segundo a agência de notícias Reuters, escavadeiras estão retirando os escombros, mas ainda não há informações sobre as pessoas presas.

Autoridades israelenses afirmam que militantes cavaram diversos túneis, entre Gaza e o Egito, para contrabandear armas para dentro do território palestino. Outros túneis também podem ser usados somente para o contrabando de cigarros.

O Exército israelense mantém uma barreira de segurança ao longo da fronteira entre Gaza e o Egito. Inúmeros confrontos entre palestinos e israelenses já aconteceram em Rafah, local que possivelmente abriga a entrada da maioria dos túneis que liga Gaza aos territórios egípcios.

No domingo (12), supostos militantes mataram cinco soldados israelenses detonando 1,500 kg de explosivos em um túnel que foi escavado debaixo de um posto de patrulhamento do Exército israelense.

Este foi um dos mais sofisticados ataques de palestinos contra um posto militar israelense, em Rafah. Outros cinco soldados ficaram feridos.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre o acampamento de Rafah
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página