Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/09/2000 - 17h41

Presidente do Chile diz que caso Pinochet é passado

Publicidade

da AP
em Nova York

O presidente do Chile, Ricardo Lagos, disse hoje que o caso Pinochet não o preocupa porque pertence ao passado e sua missão é encarar os problemas do futuro. Ele também pediu ao novo Congresso norte-americano que negocie pela via rápida a incorporação do Chile ao Tratado de Livre Comércio.

Lagos falou hoje em um encontro com representantes de grupos industriais norte-americanos, depois de ter participado, ontem, da Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) na Cúpula do Milênio.

Respondendo a uma jornalista, o presidente chileno comentou que o caso do general Augusto Pinochet é "produto do passado". "É um tema polêmico, mas não me preocupa porque minha missão é enfrentar os problemas do futuro", afirmou.

Lagos acrescentou que a maioria do povo chileno compartilha dessa atitude de olhar para o futuro, embora reconheça que existam setores nos quais a questão de Pinochet é motivo de preocupação e discórdia.

Lagos pediu ao governo dos EUA que será eleito em 7 de novembro, assim como o novo Congresso, que negociem pela via rápida o ingresso do Chile no Tratado de Livre Comércio, integrado por México, Estados Unidos e Canadá.


Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página