Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/12/2004 - 15h00

Democrata vence eleição para governo de Washington por 130 votos

Publicidade

da France Presse, em Seattle

Sete semanas depois das eleições de 2 de novembro nos Estados Unidos, Christine Gregoire, a candidata democrata ao cargo de governadora do Estado de Washington (noroeste), ganhou a eleição por 130 votos de vantagem, informaram nesta sexta-feira as autoridades locais.

Este resultado põe fim a uma longa polêmica que lembra o que aconteceu durante eleição presidencial de 2000 na Flórida. Na primeira contagem de 2 de novembro, o republicano Dino Rossi conseguiu uma pequena vantagem de 261 votos sobre a rival democrata, de um total de 2,9 milhões de eleitores, motivo pelo qual houve recontagem de votos.

A confusão ainda persistiu depois de contar novamente os votos. Rossi manteve vantagem de 42 votos sobre Gregoire, mas descobriu-se que 735 cédulas de um Condado que incluía a cidade de Seattle não tinham sido contadas. Depois de computar mais estes votos, Gregoire conseguiu a vantagem de 130 votos.

"A eleição terminou", disse a democrata de 57 anos, que foi Ministra da Justiça do Estado. Entretanto, seu adversário republicano negou-se a reconhecer a derrota e pode questionar o resultado no Judiciário. A legislação do Estado permite a um eleitor impugnar os resultados até dia 20 de janeiro.

O resultado será confirmado ou anulado na próxima semana pelo Ministro do Interior do Estado. O democrata John Kerry venceu no dia 2 de novembro por seis pontos de vantagem no Estado de Washington e seus dois senadores também são democratas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página