Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2004 - 17h01

Número de mortos no pior terremoto dos últimos 40 anos pode chegar a 10 mil

Publicidade

da Folha Online

Um terremoto de 8,9 graus na escala Richter, o mais forte registrado nos últimos 40 anos, provocou ondas gigantes [de até dez metros de altura] e diversos tsunamis [tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos, que possui alto poder destrutivo quando chega à região costeira] que deixaram cerca de 10 mil mortos em Sri Lanka, Índia, Indonésia, Malásia, Tailândia e ilhas Maldivas.

Segundo o Centro de Pesquisa Geológica dos EUA, o terremoto foi o quinto maior já registrado desde 1900 e o maior desde o tremor de 9,2 graus na escala Richter atingiu o Estado do Alasca em 1964. O foco do terremoto foi localizado a 40 km de profundidade, na costa oeste da ilha de Sumatra, a 1.620 km da capital da Indonésia, Jacarta.

As ondas causadas pelo terremoto se propagaram pelo oceano Índico e pelo mar de Andaman [entre Índia e Tailândia] e chegaram a dez metros de altura. Milhares de pessoas arrastadas pelas águas ou que estavam no mar são consideradas desaparecidas.

Vilarejos de pescadores, hotéis, casas e carros foram varridos pelas ondas, causadas pelo forte terremoto, segundo fontes oficiais ouvidas pela agência de notícias Associated Press (AP).

Muitos estrangeiros morreram na catástrofe e vários países ocidentais, como França, Alemanha e Inglaterra, instalaram "células de crise" para ajudar os milhares de turistas que passaram o Natal na região.

A Indonésia foi o país mais castigado. Pelo menos 4.000 pessoas morreram no norte da ilha de Sumatra, abalada por um forte terremoto seguido por um maremoto, segundo uma representante do ministério da Saúde.

No Sri Lanka --cerca de 1.600 km distante do epicentro-- foram 3.200 mortos, a maioria crianças e idosos. Cerca de 1.600 pessoas ficaram feridas, e muitas ainda estão desaparecidas, informaram fontes oficiais à agência France Presse. O país pediu ajuda à comunidade internacional e as forças armadas foram mobilizadas nas regiões afetadas.

Na Índia, cerca de 2.400 pessoas morreram no Estado de Tamil Nadu, na costa sul do país. Na Tailândia, 300 morreram e na Malásia, 40. Milhares estão desaparecidas, principalmente pescadores que estavam no mar. Equipes de salvamento tentavam encontrar pessoas ilhadas em áreas inundadas.

Também foram atingidos Bangladesh e Maldivas, esta com 15 mortes, e o arquipélago indiano de Andaman (no golfo do Bengala), onde há relatos de mais 300 mortos.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Sobreviventes contam suas histórias e buscam seus mortos na Índia
  • Tragédia na Ásia mata crianças e turistas e destrói "paraísos"

    Especial
  • Veja imagens da destruição após terremoto na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  • Leia o que já foi publicado sobre ondas gigantes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página