Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2004 - 17h19

ONU envia apoio para áreas afetadas por terremoto no sul da Ásia

Publicidade

da Folha Online

A ONU (Organização das Nações Unidas) está enviando equipes de apoio para as áreas devastadas hoje por um terremoto de 8,9 graus na escala Richter e ondas gigantes em Indonésia, Índia, Tailândia e Sri Lanka.

"As Nações Unidas estão prontas para fornecer a assistência necessária para suprir as necessidades criadas por estes desastres naturais", declarou Fred Eckhard, porta-voz da ONU.

"Grupos de coordenação e avaliação de desastres estão sendo despachados para a região para trabalhar com os governos dos países afetados no resgate e socorro", disse ele, sem dar mais detalhes.

Eckhard expressou também a "profunda tristeza" do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que enviou condolências para os povos e governos atingidos pela catástrofe.

Um terremoto de 8,9 graus na escala Richter, o mais forte registrado nos últimos 40 anos, provocou ondas gigantes [de até dez metros de altura] e diversos tsunamis [tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos, que possui alto poder destrutivo quando chega à região costeira] que deixaram cerca de 10 mil mortos em Sri Lanka, Índia, Indonésia, Malásia, Tailândia e ilhas Maldivas.

Além do apoio das Nações Unidas, Espanha e Estados Unidos também anunciaram que concentrarão sua ajuda humanitária nas áreas afetadas pelos maremotos que devastaram hoje o sul da Ásia.

O governo espanhol vai conceder recursos principalmente para a reconstrução das zonas assoladas.

"O que se pode fazer em matéria de resgate é pouco. O que resta é tratar de reabilitar as infra-estruturas --aeroportos, estradas, comunicação entre as ilhas--, e a ajuda espanhola será concentrada nestes setores", afirmou o secretário-geral da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI), Juan Pablo de la Iglesia.

Após se reunir com dirigentes do governo e de organizações não-governamentais, De la Iglesia informou que a AECI resolveu focalizar seus esforços no envio de materiais úteis para a reconstrução das regiões destruídas.

Também serão enviados recursos econômicos, cuja quantia ainda não foi definida, para que os países afetados possam comprar produtos de primeira necessidade.

Os Estados Unidos estão dispostos a enviar ajuda aos países asiáticos afetados por uma série de maremotos que mataram mais de 10 mil pessoas, informou hoje a Casa Branca.

"Em nome do povo americano, o presidente George W. Bush expressa suas sinceras condolências pela terrível perda de vidas e pelos sofrimentos causados pelo terremoto e os conseqüentes maremotos na região da baía de Bengala", afirmou a Casa Branca em comunicado.

"Os Estados Unidos estão prontos para oferecer a ajuda apropriada aos países afetados", acrescentou, sem dar detalhes.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Sobreviventes contam suas histórias e buscam seus mortos na Índia
  • Tragédia na Ásia mata crianças e turistas e destrói "paraísos"

    Especial
  • Conf a especial sobre a tragédia na Ásia
  • Veja imagens da destruição após terremoto na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre ondas gigantes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página