Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2004 - 11h58

Líder da oposição na Ucrânia celebra resultado em eleição

Publicidade

da Folha Online

Aproximadamente 98,4% dos votos da eleição presidencial da Ucrânia, realizada neste domingo, já foram apurados. O líder da oposição, Viktor Yushchenko, lidera a eleição, com 52,2% dos votos, contra 43,2% do primeiro-ministro e candidato do governo, Viktor Yanukovich.

Três pesquisas de boca-de-urna realizadas na Ucrânia davam a Yushchenko uma vitória sobre Yanukovich entre 15 a 20%.

Esta é a terceira vez que eleitores ucranianos vão às urnas para escolher um novo presidente este ano. A primeira eleição, cujo segundo turno foi realizado em 21 de novembro, deu a vitória a Yanukovich.

Denúncias de fraudes de observadores internacionais, e da própria Comissão Eleitoral da Ucrânia, que podem ter envolvido 1 milhão de votos, levaram a Suprema Corte do país a anular os primeiros resultados e a estabelecer uma nova data para a eleição, realizada ontem.

"Hoje o povo ucraniano venceu. Eu parabenizo todos vocês", disse Yushchenko, que celebrou antecipadamente sua vitória na praça principal de Kiev, nesta segunda-feira.

Nestor Shufrych, advogado e partidário de Yanukovich, declarou que vai entrar com uma apelação contra a vitória de Yushchenko.

Cerca de 12 mil observadores internacionais assistiram, no domingo, a eleição presidencial na Ucrânia. Entretanto, partidários dos dois candidatos fizeram reclamações sobre a ocorrência de fraudes durante a votação ontem.

Mykola Melnyk, membro da Comissão Central Eleitoral da Ucrânia afirmou que a nova eleição "foi justa e honesta, especialmente em comparação com o segundo turno [ocorrido em 21 de novembro]".

Fraudes

Entre as irregularidades registradas pelo Comitê Eleitoral, estão os problemas de acesso dos observadores a várias seções eleitorais em Transcarpacia, no oeste do país.

Listas de eleitores também estavam incompletas, ou traziam um só eleitor inscrito duas vezes nas regiões de Tcherkassy [centro] e Dnipropetrovsk [leste].

Também foram observados problemas no envio de cédulas aos eleitores nas regiões de Louhansk, no leste, Mykolaïv, ao sul, e Dnipropetrovsk, onde alguns eleitores receberam o papel sem apresentar seus passaportes, de acordo com a mesma fonte.

O resultado oficial só será anunciado depois da inspeção de todas as denúncias de fraudes.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre a Ucrânia
  • Veja a Ucrânia em números

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições na Ucrânia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página