Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2004 - 16h23

Premiê derrotado em eleição na Ucrânia vai contestar resultado

Publicidade

da France Presse, em Kiev

A equipe de Viktor Yanukovich, o candidato pró-russo derrotado nas eleições presidenciais de domingo na Ucrânia, anunciou nesta segunda-feira sua intenção de denunciar ante a Suprema Corte as "violações sistemáticas" cometidas durante o processo de votação.

"Vamos recorrer à Suprema Corte para denunciar as violações sistemáticas na eleição", declarou o deputado Nestor Shufrych, representante de Yanukovich na Comissão Eleitoral Central.

A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) considerou que a eleição de domingo foi um "grande passo à frente" em relação a 21 novembro.

Cerca de 12 mil observadores internacionais assistiram, no domingo, a eleição presidencial na Ucrânia. Entretanto, partidários dos dois candidatos fizeram reclamações sobre a ocorrência de fraudes durante a votação ontem.

Seu adversário pró-ocidente, Viktor Yuschchenko, obteve 52,22% dos votos, uma vantagem de mais de 8 pontos sobre Yanukovich (43,99%), segundo os resultados com 99,02% das urnas apuradas.

Esta é a terceira vez que eleitores ucranianos vão às urnas para escolher um novo presidente este ano. A primeira eleição, cujo segundo turno foi realizado em 21 de novembro, deu a vitória a Yanukovich.

Leia mais
  • Saiba mais sobre a Ucrânia
  • Veja a Ucrânia em números

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições na Ucrânia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página