Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2004 - 13h02

Empresários libaneses são seqüestrados no Iraque

Publicidade

da France Presse, em Bagdá

Dois empresários libaneses foram seqüestrados na noite de quarta-feira por um grupo de seis homens armados numa residência do bairro Al Mansur, na região oeste de Bagdá, capital iraquiana, informou nesta quinta-feira uma fonte policial.

Os serviços do Ministério do Interior foram informados deste seqüestro pelos vigias da residência, acrescentou a fonte.

Os homens armados renderam um vigilante iraquiano da companhia Al Beit al Lubnani e o prenderam na área de serviço da residência antes de levar os dois empresários.

O seqüestro ocorreu às 21h45 (16h45 de ontem no horário de Brasília) e os empresários são Hasa Abu Mohamed e Haji Kasem, segundo a fonte.

Seis homens armados a bordo de três veículos participaram no seqüestro. Apenas três seqüestradores entraram na residência, enquanto o restante do grupo ficou no veículo utilizado na fuga.

Vítimas

Três libaneses morreram em Bagdá em setembro passado durante uma tentativa de seqüestro.

Cerca 30 libaneses que trabalham para empresas privadas no Iraque foram seqüestrados e depois liberados, a maioria depois do pagamento de resgate, enquanto um deles foi assassinado por seus seqüestradores em setembro.

Pelo menos três libaneses continuam em cativeiro no Iraque.

Por outra parte, o Exército americano anunciou, em um comunicado, de um de seus soldados, ferido em um ataque cometido ontem com um carro-bomba na cidade de Mossul [360 km ao norte de Bagdá], morreu em conseqüência dos ferimentos.

Do lado iraquiano, quatro oficiais da polícia e do Exército morreram em distintos ataques nas últimas horas em Bagdá e Baquba [57 km a noroeste da capital], onde foi seqüestrado o filho de uma autoridade policial.

Reunião

O ministro jordaniano das Relações Exteriores, Hani Mulki, afirmou na noite de ontem que a reunião de ministros das Relações Exteriores dos países vizinhos do Iraque será no dia 6 de janeiro em Amã, capital jordaniana.

Na conferência internacional de Sharm el Sheik [Egito] sobre o Iraque, realizada em novembro, ficou decidido que os ministros das Relações Exteriores de países vizinhos se reuniriam em janeiro em Amã, mas nenhuma data havia sido definida.

"Nenhum dos países convidados responderá com uma negativa', afirmou o ministro, após ser perguntado sobre a presença do Irã.

Uma fonte oficial em Teerã informou no domingo (26) que o ministro das Relações Exteriores iraniano, Kamal Jarazi, poderia boicotar a conferência depois das acusações do rei da Jordânia, Abdullah 2º, que disse que o governo do país foi incapaz de gerir a situação no iraque.

A conferência de janeiro permitirá avaliar a situação da segurança no Iraque com os países vizinhos antes das eleições previstas para o fim do mesmo mês.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre seqüestros no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página