Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2004 - 15h44

Primeiro-ministro da Ucrânia renuncia cargo

Publicidade

da Folha Online

O primeiro-ministro da Ucrânia, Viktor Yanukovich, renunciou ao seu cargo nesta sexta-feira. Candidato à eleição presidencial ucraniana, foi vencido pelo líder da oposição Viktor Yushchenko em 26 de dezembro.

"Eu tomei a decisão de submeter formalmente meu pedido de demissão", disse Yanukovich, durante um pronunciamento à nação ucraniana, por ocasião do Ano Novo.

O ex-premiê afirmou que vai apelar sobre a decisão do Comitê Eleitoral Central, que já rejeitou uma de suas denúncias contra o resultado da eleição presidencial. Ontem a Suprema Corte rejeitou outras três denúncias de Yanukovich, que falavam sobre fraudes na eleição de 26 de dezembro. Ele disse que sua equipe de campanha também vai entrar com novas apelações.

"Acredito que é impossível ter qualquer posição em um Estado que é comandado por esse tipo de autoridades", disse Yanukovich. "Essa pe a minha posição pessoal."

Na primeira eleição na Ucrânia, que teve o seu segundo turno realizado no dia 21 de novembro, Yanukovich foi eleito presidente.

Protestos em massa da oposição, que levaram milhares de pessoas às ruas da capital Kiev durante duas semanas, denúncias de observadores internacionais sobre fraudes, e a própria constatação da Comissão Eleitoral Central sobre fraudes que envolveriam 1 milhão de votos, levaram a Suprema Corte da Ucrânia a anular o resultado da primeira eleição.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre a Ucrânia
  • Veja a Ucrânia em números

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições na Ucrânia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página