Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/01/2005 - 21h21

Fogos de artifício fazem poluição piorar no México

Publicidade

da France Presse, da Cidade do México

A capital mexicana amanheceu neste sábado com altos níveis de poluição devido à queima de fogos de artifício durante as comemorações do Ano Novo. As autoridades devem acionar um programa de contingência ambiental, informou a Comissão Ambiental Metropolitana (CAM).

Muitos moradores registraram queixas contra o forte cheiro de pólvora durante a manhã e a CAM detectou níveis de partículas poluentes acima do permitido, motivo pelo qual já acionou a primeira fase do plano de contingência em algumas áreas da Cidade do México.

"Isto se deve aos rituais de comemoração de dezembro, com fogueiras acesas e principalmente a queima de fogos de artifício", informou o secretário técnico da Comissão Ambiental, César Reina. O funcionário explicou que a situação foi acentuada pelas condições climáticas, já que houve uma inversão térmica no vale do México que impediu a saída da poluição.

"A recomendação fundamental é que a população evite realizar atividades ao ar livre enquanto os níveis de poluição não voltarem a patamares aceitáveis e isso vale para toda a população do vale do México, em especial os da região onde os valores estão mais altos", explica Reina.

Além disso, as pessoas com problemas respiratórios devem beber muita água, comer frutas e verduras e não podem se expor a mudanças bruscas de temperatura.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre fogos de artifício
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página