Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/01/2005 - 08h54

Ataques no norte do Iraque matam 22 policiais

Publicidade

da Folha Online

Dois ataques no norte do Iraque neste domingo deixaram 22 policiais mortos. A explosão de um carro-bomba em Balad matou 19 iraquianos --18 membros da Guarda Nacional e um motorista. Em Samarra, outros quatro policiais iraquianos foram mortos em uma patrulha.

De acordo com o major Neal E. O'Brien, seis guardas também ficaram feridos perto de Balad, 80 km ao norte de Bagdá. Os 19 guardas pertenciam ao 203 º Batalhão de Guarda Nacional.

Em Samarra, 95 km ao norte de Bagdá, quatro policiais foram mortos e outro ficou ferido em um ataque a um veículo policial.

Samarra e Balad fazem parte do Triângulo Sunita [principal foco de rebeldes iraquianos].

"Aqueles que são responsáveis pelos ataques suicidas procuram parar o progresso no Iraque e o caminho da democracia", disse O'Brien.

No fim da noite de sábado, assaltantes mataram um comandante policial em um tiroteio no sul de Bagdá.Um clérigo xiita também foi morto em Amil, vizinhanças de Bagdá.

Os ataques ocorreram um dia após um vídeo atribuído ao grupo do terrorista jordaniano, Abu Musab al Zarqawi, o Al Qaeda no Iraque, divulgar um vídeo mostrando militantes matando cinco oficiais da segurança iraquianos na rua.

Na gravação, insurgentes dizem, entre outras coisas, que as confissões dos "cães americanos e dos funcionários do [primeiro-ministro iraquiano, Iyad] Allawi não fizeram nenhum bem a eles". O grupo disse também que outros iraquianos poderão ter o mesmo destino, caso se unam às forças de segurança.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques no norte do Iraque
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página