Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2005 - 11h01

Novos tremores abalam a Indonésia e a Índia

Publicidade

da France Presse, em Banda Aceh
da Folha Online

O norte da ilha indonésia de Sumatra, onde quase 94 mil pessoas morreram por causa do maremoto ocorrido no dia 26 de dezembro, foi sacudido nesta quarta-feira por uma forte réplica sísmica, anunciaram sismólogos.

Há 11 dias, um maremoto provocado por um terremoto que alcançou 9 graus na escala Richter, e gerou ondas gigantes com cerca de até dez metros, devastaram a região. Oito países asiáticos e três africanos foram afetados pelo desastre. Ao menos 155 mil pessoas morreram.

A réplica foi registrada à 1h26 (16h26 de ontem, no horário de Brasília) e alcançou 5,1 graus na escala Richter, informou a Agência Geofísica de Jacarta. Dezenas de tremores desse tipo afetaram a região nos últimos dez dias.

As réplicas não são suficientemente potentes para provocar novos maremotos, segundo os especialistas, mas os sobreviventes desconfiam e continuam temendo a chegada de novas ondas gigantes.

Segundo o jornal "Times of India" as ilhas das regiões de Andaman e Nicobar, na Índia, também sofreram com novos abalos nesta quarta-feira. Segundo o departamento de Meteorologia, a intensidade do tremor chegou a 3,6 graus na escala Richter.

Leia mais
  • Indonésio é resgatado com vida após oito dias no mar
  • Análise: ONU enfrenta seu maior desafio com tragédia na Ásia
  • Powell visita áreas atingidas por maremoto na Indonésia

    Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página