Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2005 - 20h00

Maremoto na Ásia pode pacificar regiões em conflito, diz ONU

Publicidade

da France Presse, em Nova York

O coordenador de assuntos humanitários da ONU (Organização das Nações Unidas), Jan Egeland, considerou nesta quarta-feira que a ação solidária em favor das vítimas do maremoto na Ásia deve ser usada para levar a paz a alguns países em conflito.

No Sri Lanka, na Somália e na Província indonésia de Aceh, a cooperação entre setores rivais tem que ser aproveitada para pôr fim aos conflitos, disse Egeland.

"Temos uma mensagem para todos os setores. Suspendam seus conflitos e trabalhem conosco para ajudar a seus próprios compatriotas", declarou em entrevista à imprensa.

"A demonstração de compaixão e solidariedade sem precedentes, tanto nacional como internacionalmente, constitui uma medida de confiança que deveria ser aproveitada para promover a paz, uma paz duradoura, em todas essas sociedades", disse.

Os rebeldes separatistas de Aceh desmentiram nesta quarta-feira as afirmações do Exército indonésio sobre um ataque a um comboio de ajuda humanitária e devolveram a acusação ao governo.

A ONU indicou nesta quarta-feira que a ajuda prometida depois do maremoto de 26 de dezembro na Ásia está entre US$ 3 e US$ 4 bilhões. O maremoto, que devastou o sul e o sudeste da Ásia no dia 26 de dezembro, deixou cerca de 155 mil mortos.

Leia mais
  • Veja como fazer doações para ajudar as vítimas da Ásia
  • Índia investigará danos a corais ricos em vida marinha

    Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página