Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2005 - 12h04

Suprema Corte da Ucrânia derruba apelação contra eleição presidencial

Publicidade

da Folha Online

A Suprema Corte ucraniana derrubou nesta segunda-feira a última das quatro apelações feitas pelo ex-premiê Vicktor Yanukovich contra o resultado da eleição presidencial ucraniana, que deu a vitória ao seu rival, Viktor Yushchenko.

Logo após a publicação não-oficial da vitória de Yushchenko, líder da oposição na Ucrânia, Yanukovich preparou a sua renúncia, anunciando-a no Ano Novo.

Segundo um comunicado oficial, a corte recusou as apelações porque "não foram feitas adequadamente." Segundo Lyana Shlaposhnikova, que trabalha na Suprema Corte, Yanukovich entrará com mais pedidos de apelação contra a eleição.

O ex-premiê diz que a eleição de 26 de dezembro foi fraudada em favor de Yushchenko. Essa votação foi realizada em substituição da eleição presidencial de 21 de dezembro, anulada depois de denúncias de fraudes em favor de Yanukovich, que levaram o país a parar por duas semanas.

Yushchenko ainda não foi declarado vencedor oficial da eleição presidencial na Ucrânia. Para que isso seja feito, é necessário que não haja nenhuma denúncia ou apelação pendente quanto ao resultado da votação.

Segundo fontes ouvidas pela agência de notícias Associated Press, Yanukovich está preparando um dossiê de 500 páginas sobre fraudes que teriam acontecido durante o pleito de 26 de dezembro.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre a Ucrânia
  • Veja a Ucrânia em números

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições na Ucrânia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página