Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2005 - 16h18

Homem armado mata radialista "anticorrupção" na Colômbia

Publicidade

da Folha Online

Um homem armado, que viajava em um motocicleta, matou nesta terça-feira um comentarista de rádio colombiano, conhecido por seu duro discurso contra corrupção, segundo informações da polícia.

Julio Hernando Palacios, que apresentava o programa "El Viento" ("O Vento"), da rádio independente Lemas, foi baleado na cabeça e no estômago quando dirigia seu carro a caminho de seu trabalho, na pequena cidade de Cucuta, nordeste da Colômbia, perto da fronteira com a Venezuela", disse o chefe de polícia Jose Humberto Henao.

Apesar dos ferimentos a bala, Palacio seguiu conduzindo seu veículo e voltou para a sua casa. Chegando lá, pediu a sua família que o levasse a um hospital, onde, mais tarde, acabou morrendo.

Segundo o chefe de polícia, os dois agressores, que estavam em uma motocicleta azul e branca, fugiram logo após a agressão, mas acabaram sofrendo um acidente cerca de cem metros do local do crime, quando um deles acabou se ferindo. Henao disse que será oferecida uma recompensa que leve à prisão dos dois suspeitos.

Em 1996, Palacios sobreviveu a um ataque, quando desconhecidos lançaram uma granada contra seu escritório. A granada acabou não explodindo.

Palacio era conhecido em Cucuta por suas denúncias contra a corrupção e por seu forte apoio ao governo conservador do presidente Ávaro Uribe, que se utiliza de intensas ações militares contra as guerrilhas colombianas.

A Colômbia é um dos países mais perigosos do mundo para jornalistas, onde, entre 1977 e 2004, a violência matou 156, de acordo com informações do governo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre corrupção na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página