Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2005 - 20h56

EUA espionam Irã em busca de armas nucleares, diz revista

Publicidade

da France Presse, em Washington

Equipes comandadas por americanos entraram em território iraniano em busca de lugares secretos onde Teerã pode estar desenvolvendo programas de armas nucleares, indicou a última edição da revista "The New Yorker".

Estas missões secretas no Irã foram aprovadas pelo presidente americano, George W. Bush, em meados de 2004, informou a revista.

De acordo com a publicação nova-iorquina, o objetivo é identificar e localizar 26 lugares onde pode estar sendo fabricado armamento nuclear e químico, além de mísseis.

"Estamos em uma guerra contra o terrorismo. O Iraque é somente uma parte desta campanha", destacou um ex-funcionário da Inteligência.

"A administração Bush observa a situação como parte de uma guerra muito mais ampla. Em breve teremos a campanha no Irã. Nós declaramos guerra aos garotos maus, onde quer que eles estejam, são nossos inimigos. Esta é nossa meta, temos anos pela frente e queremos sair disto dizendo que ganhamos a guerra contra o terrorismo", indicou o funcionário.

Uma alta fonte do governo ligada ao Pentágono disse à revista que as autoridades civis do organismo --em especial o secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, seu número dois, Paul Wolfowitz, e seus seguidores neo-conservadores --"querem entrar no Irã e destruir a maior quantidade possível de infra-estrutura militar".

Rumsfeld e Wolfowitz acreditam que o regime teocrático iraniano não suportaria um enfrentamento militar e quebraria imediatamente, escreveu a revista.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a questão nuclear no Irã
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página