Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2005 - 11h45

Estrangeiros podem sofrer ataques na Ásia, diz governo dinamarquês

Publicidade

da Folha Online

O governo dinamarquês disse ter recebido informações nesta segunda-feira sobre ataques terroristas contra membros das equipes de ajuda na Província de Aceh, Indonésia, uma das regiões mais devastadas pelo maremoto que atingiu o sul da Ásia em 26 de dezembro.

"Recebemos informações de fontes no local que alguém planeja um ataque que poderá acontecer hoje", afirmou o ministro das Relações Exteriores dinamarquês, Niels Erik Andersen, durante um anúncio na rede de TV pública DR.

Mais cedo, o ministro disse em um comunicado que recebeu "informações sobre o planejamento de ataques terroristas contra membros estrangeiros das equipes de ajuda", em Aceh.

Um membro da ajuda humanitária dinamarquês, que não quis ser identificado, afirmou que ele e seus colegas foram informados de que um outro grupo de ajuda, baseado em Sumatra [a 180 km de Banda Aceh, capital de Aceh] foi ameaçado de ataques terroristas.

Um porta-voz do governo indonésio afirmou que o grupo militante Movimento por Aceh Livre pode estar por trás das ameaças.

Informação

"Queremos muito saber qual é essa informação que o governo dinamarquês diz possuir", afirmou Marty Natalegawa, porta-voz do Ministério do do Exterior. "Baseados nas atividades passadas do grupo, é natural antecipar ações contra equipes humanitárias", disse.

Bakhtiar Abdullah, porta-voz do grupo que vive exilado na Suécia, negou "veementemente" a acusação.

O grupo está comprometido com um acordo de cessar-fogo para permitir o trabalho das equipes de resgate.

Alguns grupos humanitários, entretanto, levaram a ameaça a sério. Soren Benthin, uma das dirigentes da Agência de Gerenciamento de Emergências dinamarquesa, que cuida de um hospital em Banda Aceh, afirmou que os membros da ajuda não estão indo às ruas para prestar socorro aos sobreviventes.

Com agências internacionais

Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página