Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2005 - 19h24

Suprema Corte se nega a examinar queixas de candidato derrotado

Publicidade

da France Presse, em Kiev

A Suprema Corte da Ucrânia declarou nesta terça-feira que se nega a examinar as queixas de Viktor Yanukovich, derrotado nas eleições presidenciais ucranianas.

"O conteúdo e o caráter das ações impostas pelos representantes de Yanukovich demonstram que abusam de seus direitos e impedem que o caso seja examinado no prazo estipulado pela lei", segundo uma resolução da corte lida pelo juíz Anatoli Iarema.

Na mesma resolução, a corte decidiu "interromper o exame das ações" e prosseguir um processo aberto nesta segunda-feira.

A equipe de Yanukovich se apressou em reclamar da decisão judicial e acusou os juízes de favorecer Viktor Yushchenko, vencedor das eleições de 26 de dezembro.

"É uma brutal violação de nossos direitos", declarou o deputado Nestor Chufritch.

Horas antes, os magistrados negaram quase todos os pedidos de Yanukovich e admitiram uma ação dos advogados de Yushchenko, autorizando a divulgação dos resultados eleitorais no Diário Oficial do Estado, anunciou Iarema.

O pró-ocidental Yushchenko venceu as eleições presidenciais do mês passado com 51,99% dos votos, contra 44,2% obtidos por seu rival pró-russo Yanukovich, de acordo com o resultado definitivo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Viktor Yanukovich
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições na Ucrânia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página