Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2005 - 09h42

ONU afirma que doadores estão cumprindo suas promessas com a Ásia

Publicidade

da France Presse, em Kobe
da Folha Online

Os países doadores estão cumprindo suas promessas de assistência financeira às vítimas do maremoto que devastou o sul e o sudeste da Ásia, informou nesta quinta-feira a ONU (Organização das Nações Unidas).

"A resposta dos doadores nunca foi melhor nem mais generosa nem mais rápida", declarou o coordenador de operações de emergência das Nações Unidas, o norueguês Jan Egeland, numa conferência internacional sobre prevenção de catástrofes naturais na cidade japonesa de Kobe [oeste do Japão].

Em 26 de dezembro, um terremoto de 9 graus na escala Richter atingiu a região, causando tsunamis [ondas gigantes] que devastaram vários países do sul da Ásia e do leste da África. O número de mortos em decorrência do maremoto já passa de 220 mil. O salto no total de vítimas se deve a um comunicado feito ontem pelo Ministério da Saúde da Indonésia, que encerrou suas buscas e oficializou os 70 mil desaparecidos na tragédia como mortos.

Na Indonésia, país mais castigado pela tragédia, o total de mortos soma 166.320.

Segundo Egeland, 86% dos US$ 977 milhões solicitados em 6 de janeiro pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, para cobrir as necessidades das áreas devastadas nos próximos seis meses, foram cobertos", enquanto 60% dessa soma foi transferida.

"Pela primeira vez, ninguém passou fome nem faltaram cuidados médicos por falta de recursos", disse Egeland. "Não surgiu uma segunda onda de doenças e destruição que temíamos", acrescentou.

"Agradaria poder dizer o mesmo sobre Sudão, Congo, Costa do Marfim e tantas outras situações de emergência em que as pessoas sofrem tanto quanto as [da tragédia] nas praias do oceano Índico."

O Japão é o maior contribuinte para os sobreviventes do maremoto asiático.

Leia mais
  • Ozzy Osbourne e Elton John gravam música para vítimas do tsunami
  • Veja como fazer doações para ajudar as vítimas da Ásia

    Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página