Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2005 - 18h51

Itamaraty alerta brasileiros sobre "grave situação de violência" no Iraque

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMAN
da Folha Online, em Brasília

A segurança no Iraque se "deteriorou gravemente, atingindo patamares sem precedentes de violência". O alerta foi feito hoje pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio de nota à imprensa.

O governo recomenda aos brasileiros que pretendem viajar para aquele país "que levem em conta o alto risco da atual conjuntura iraquiana". O alerta, dirigido especialmente a jornalistas, é uma resposta do ministério às demandas de alguns órgãos de imprensa que pretendem cobrir as eleições iraquianas.

De acordo com o Itamaraty, diante das eleições no Iraque, programadas para 30 de janeiro, militantes armados têm intensificado seus atos de violência visando cidadãos estrangeiros, principalmente os representantes da imprensa internacional.

O ministério também informou que continua acompanhando com atenção o desaparecimento do funcionário da construtora Norberto Odebrecht na cidade de Beiji, no Iraque. "O Itamaraty mantém estreito contato com a direção daquela empresa para o rápido e favorável desfecho do caso", informou a nota.

Desaparecimento

Um engenheiro brasileiro funcionário da construtora Norberto Odebrecht desapareceu na cidade de Beiji, ao norte do país, na quarta-feira (19). Ontem a empresa anunciou a retirada de seus funcionários do Iraque.

O brasileiro, ainda não-identificado, passou a fazer parte da lista de 30 estrangeiros desaparecidos ou seqüestrados no Iraque, de acordo com a France Presse.

A Embaixada do Brasil em Amã (Jordânia) afirmou que ainda não tem informações sobre o desaparecimento do funcionário da construtora, mas disse crer que ele foi capturado por criminosos e não por terroristas. O Brasil não tem embaixada no Iraque.

Leia mais
  • Itamaraty nega omissão sobre brasileiro desaparecido
  • OAB cobra ação do Itamaraty sobre brasileiro desaparecido no Iraque
  • Nacionalidade não deve ajudar brasileiro, diz diplomata

    Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre seqüestros no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página