Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2005 - 23h01

Oficial dos EUA vai revisar documentos sobre abusos em Guantánamo

Publicidade

da Folha Online

O inspetor-geral da Marinha americana, Ronald Route, vai fazer uma revisão dos últimos documentos divulgados sobre o tratamento que soldados americanos dispensam a prisioneiros na baía de Guantánamo, em Cuba. A informação foi divulgada pelo Pentágono [comando militar dos EUA] nesta sexta-feira.

O vice-secretário de Defesa Paul Wolfowitz solicitou a revisão dos documentos, que foram obtidos pela União Americana para a Liberdade Civil [organização americana cuja função é proteger os direitos dos cidadãos os Estados Unidos].

Os arquivos, publicados em dezembro, traziam inúmeras discussões de agentes do FBI (polícia federal dos EUA), conversando sobre o que eles descreveram como um "tratamento impróprio" aos prisioneiros suspeitos de atos terroristas e detidos em Guantánamo. Route também deverá verificar se há referência a prisioneiros no Iraque, ou Afeganistão.

Bryan Whitman, porta-voz do Pentágono [comando militar dos EUA] disse que a revisão de Route é uma tentativa de assegurar que qualquer suspeita de maus tratos a prisioneiros seja examinada. O inspetor terá 30 dias para entregar a sua conclusão sobre o caso.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a prisão de Guantánamo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página