Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2005 - 09h04

Novos tremores abalam a Indonésia e a Índia

Publicidade

da Folha Online

Dois terremotos com magnitude de 6,3 graus na escala Richter atingiram novamente a Índia e a Indonésia, nesta segunda-feira, causando pânico entre a população. Segundo o jornal "The Jakarta Post", uma pessoa morreu na Indonésia ao menos 50 prédios sofreram danos com o tremor.

O primeiro terremoto aconteceu antes do amanhecer na ilha Sulawesi, na Indonésia, e fez com que milhares de pessoas corressem em direção ao ponto mais alto da cidade de Palu, que fica na ilha.

Segundo o Centro de Estudos Geológicos dos Estados Unidos, o terremoto atingiu 6,3 graus. Já o "Jakarta Post", cita a magnitude de 6,2 graus na escala Richter.

O tremor aconteceu em uma região bastante distante do terremoto que em 26 de dezembro que atingiu o sul da Ásia, e que originou os tsunamis [ondas gigantes] que mataram mais de 220 mil pessoas na região.

Além disso, o tremor teve seu epicentro registrado em terra --diferentemente do terremoto de dezembro, que aconteceu no fundo do mar, na costa da ilha de Sumatra.

"Eles [os moradores] começaram a gritar "água, água", porque ficaram com medo das ondas [gigantes, conhecidas por tsunamis, que devastaram a Província de Aceh, em Sumatra]", informou Riri Lamadjido, médico do hospital de Undata.

Morte

De acordo com o "Jakarta Post" Ambo Two, 75, morreu em Donggala por conta de ferimentos causados devido ao desmoronamento de sua casa. Lamadjido, entretanto, afirmou à agência de notícias Associated Press que não recebeu nenhum ferido em seu hospital.

Ainda segundo o jornal, a polícia local afirmou que ao menos 50 prédios foram muito danificados pelo terremoto, incluindo duas escolas, uma mesquita, seis lojas, uma praça, e três armazéns em Palu. Segundo a agência de notícias Reuters, o aeroporto foi fechado.

O "Jakarta Post" também cita que ao menos 24 réplicas foram sentidas depois do terremoto.

Índia

A cidade de Madras, na Índia, que fica no Estado de Tamil Nadu, também afetado pelo maremoto de 26 de dezembro, sentiu nesta segunda-feira um tremor que chegou a 6,3 graus na escala Richter. Segundo a agência de notícias Associated Press, o terremoto também atingiu o arquipélago de Andaman e Nicobar, devastado em 26 de dezembro.

Por conta dos tremores, centenas de pessoas na Tailândia [outro país atingido pelo maremoto em dezembro] deixaram suas casas depois que rumores se espalharam dizendo que os terremotos tinham atingido quatro grandes barragens, que poderiam arrebentar.

O governador local foi à rádio pública desmentir os rumores, e pedir para que as pessoas retornassem às suas casas.

Com agências internacionais

Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos na Indonésia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página