Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2005 - 10h07

Abbas espera resposta israelense sobre cessar-fogo

Publicidade

da Folha Online

O dirigente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, afirmou nesta quinta-feira que englobaria tropas israelenses e militantes palestinos na tentativa de conseguir um acordo de cessar-fogo com o governo de Israel.

Funcionários do governo palestino e israelense discutiram nesta quarta-feira a operação implantada por Abbas na semana passada, em que policiais palestinos se espalharam pela região fronteiriça ao norte de Gaza, a fim de evitar mais ataques de militantes de grupos extremistas palestinos contra israelenses.

Abbas disse que está pronto para assumir o controle de cinco cidades na Cisjordânia: Ramallah, Tulkarem, Qalqiliya, Jericó e Belém. Mas o governo israelense afirmou que essa questão [do trabalho em conjunto das duas forças militares] ainda não foi discutida.

O presidente da ANP também afirmou que funcionários dos governos israelense e palestino se encontraram ontem para discutir uma possível trégua, e programar uma reunião entre Abbas e o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon.

O principal negociador palestino, Saeb Erekat, afirmou à agência de notícias Associated Press nesta quinta-feira que representantes dos dois governos programam também uma conferência de líderes palestinos e israelenses que, juntos, anunciariam um acordo de cessar-fogo.

Nesta quarta-feira, o governo israelense voltou a fazer contato diplomático com autoridades palestinas, depois de ter suspendido as discussões. Além disso, Israel concordou em interromper as ações militares contra militantes palestinos.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Mahmoud Abbas
  • Leia mais notícias no especial Oriente Médio
  • Leia mais notícias no especial Eleição Palestina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página