Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2005 - 11h53

Grupo de Al Zarqawi assume autoria de ataques de hoje no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Um comunicado na internet, atribuído ao grupo Al Qaeda no Iraque, do terrorista jordaniano Abu Musab al Zarqawi, diz que o grupo assumiu a autoria dos ataques ocorridos hoje no país, na tentativa de prejudicar as eleições legislativas que acontecem hoje.

A autenticidade do comunicado não pôde ser determinada logo, segundo a agência de notícias Associated Press. O site onde o comunicado foi divulgado é usado com freqüência usado por grupos rebeldes para divulgar mensagens e o comunicado trazia o nome do responsável do grupo de Al Zarqawi pelas comunicações à imprensa, Abu Maysarah al Iraqi.

O texto diz que os "leões" do grupo atacaram ao menos quatro centros de votação em Bagdá, incluindo um no bairro de no distrito de Al Mansour, oeste da cidade. Um outro comunicado reivindicava a autoria de ataques efetuados na cidade de Mossul, norte do país.

Sem especificar números ou locais, o comunicado diz que o grupo matou "policiais, guardas nacionais e soldados americanos".Também reivindicou um ataque na Zona Verde [complexo superprotegido que comporta casas de membros do governo iraquiano, além das embaixadas americana e britânica] --por eles chamada de "zona negra".

O comunicado ainda diz que o grupo atuou também nas cidades de Samarra e Baquba (norte e oeste de Bagdá), além da Província de Anbar (oeste da capital).

Al Zarqawi é o principal inimigo dos EUA em liberdade no Iraque. Por sua captura, o Pentágono oferece US$ 25 milhões.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página