Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2005 - 16h38

Condoleezza Rice diz que próximos dias no Iraque serão tensos

Publicidade

da Folha Online

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, mostrou-se serena neste domingo ao ser indagada sobre os riscos do surgimento de um regime teocrático no Iraque, dizendo-se certa de que os iraquianos teriam pela frente "um debate sadio sobre o papel do Islã em sua sociedade". Ela, porém, reconheceu que os próximos dias no país serão tensos.

"Os xiitas e os líderes de seus movimentos afirmam que os iraquianos não querem um regime teocrático", afirmou Rice em resposta a uma questão sobre a possibilidade de surgir das urnas um governo islamita.

Em entrevista à rede de televisão CNN, Rice destacou que "os xiitas foram um povo oprimido durante décadas e a oportunidade de poder votar é uma boa coisa.

Ela também se mostrou tranqüila, em relação a riscos de represálias dos xiitas em relação aos sunitas. "Nada indica que eles vão agir assim", estimou.

"(Abu Mussab) al Zarqawi e seu grupo lançaram ataques contra os xiitas para tentar desencadear uma violência sectária, mas não conseguiram. Os xiitas disseram: não permitiremos. Os sunitas e os curdos foram às zonas xiitas atacadas para dizer: queremos um Iraque unido", acrescentou Rice.

Com France Presse

Especial
  • Leia mais no especial Eleições no Iraque
  • Leia mais notícias no especial Iraque sob Tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página