Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2005 - 07h37

Annan pede a iraquianos que tentem reconciliação entre grupos

Publicidade

da France Presse, em Nova York

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, pediu aos iraquianos que tentem a reconciliação entre "todos os grupos", após as eleições gerais deste domingo no Iraque, que o presidente americano, George W. Bush, considerou um "enorme sucesso."

"Este é um momento para a reconciliação de todos os grupos. Nesse sentido, estou animado com as manifestações recentes de vários líderes políticos iraquianos, que expressaram sua vontade de participar neste processo de transição democrática, ou de permitir que outros o façam", disse Annan em um comunicado.

Os relatórios da ONU mostram que a participação dos iraquianos nas eleições foi numerosa, segundo o texto divulgado em Nova York.

"Ainda faltam alguns dias para os resultados definitivos serem divulgados, mas parece que tudo correu bem. Quero homenagear a valentia dos iraquianos e felicitar a Comissão Eleitoral Independente do Iraque", disse o secretário-geral da ONU.

"Os iraquianos que saíram para votar hoje são valentes, sabem que votaram pelo futuro de seu país. É preciso animá-los, ajudá-los a assumir o controle de seu destino", disse.

Annan está em Abuja, a capital da Nigéria, para participar da Cúpula de chefes de estado na União Africana (UA).

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Kofi Annan
  • Leia mais sobre as eleições no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições iraquianas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página