Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2005 - 07h48

Israel fecha acordo militar de US$ 1,5 bilhão com a Turquia

Publicidade

da France Presse, em Jerusalém

O governo de Israel negocia com a Turquia um contrato de cooperação no setor de armamento no valor de US$ 1,5 bilhão, segundo informações divulgadas pelo jornal israelense "Haaretz" nesta segunda-feira.

Segundo o jornal, o diretor-geral do Ministério israelense da Defesa, general Amos Yaron, liderou, na semana passada, em Ancara, uma delegação israelense que se encontrou com autoridades do Ministério turco da Defesa. O principal assunto das discussões foi uma possível cooperação entre os dois países, particularmente para a modernização do Exército turco.

O contrato prevê, em particular, a modernização por especialistas israelenses de 48 aviões F-4 Phantom e de 200 a 300 tanques M-48 Patton, assim como a compra pelo Exército turco de aviões israelenses do tipo Harpy, que não precisam de piloto.

O acordo estratégico entre Israel e a Turquia, país muçulmano estritamente laico, foi consolidado em 1996 por um acordo bilateral de cooperação militar.

Este acordo, muito criticado por outras nações árabes e o Irã, foi acompanhado por um desenvolvimento dos intercâmbios econômicos e culturais entre os dois países.

Leia mais
  • Terremoto abala o nordeste do Japão
  • Vietnã tem 12ª morte pela gripe do frango em um mês
  • Cerco a supostos terroristas no Kuait deixa ao menos um morto

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Turquia
  • Leia o que já foi publicado sobre o Exército israelense
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página