Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2005 - 18h38

Pacto de morte de duas adolescentes causa comoção na França

Publicidade

BEATRIZ LECUMBERRI
da France Presse, em Paris

Poemas lacônicos sobre o fim da existência, pactos suicidas, anúncios na internet sobre a morte próxima. Todos estes sintomas se observaram nas vidas das adolescentes francesas C. e N., que causaram comoção no país após se jogarem de um penhasco na semana passada.

"Quero morrer", disse C., 14, em seu blog, uma página na internet personalizada cada vez mais popular entre os adolescentes.

Uma semana depois de seu desaparecimento, seu corpo não tinha sido encontrado, provavelmente levado pela correnteza, enquanto N., 15, encontrada morta no sopé de um penhasco da região de Calais (noroeste), foi enterrada nesta terça-feira.

O suicídio é a segunda causa de morte de jovens entre 15 e 24 anos, depois dos acidentes de trânsito, segundo dados do Barômetro de Saúde Juvenil. A cada ano, 650 jovens se matam na França, um dos países europeus com maiores índices de suicídio.

Segundo os psiquiatras não são pessoas doentes e, na maior parte das vezes, cumprem suas ameaças.

"Não há crise da adolescência que justifique um suicídio. Este é motivado por outras razões que também acontecem no adulto", disse Michel Fize, sociólogo e autor do livro "Les Adolescents" [Os Adolescentes].

Uma agressão sexual, uma situação familiar difícil, uma decepção amorosa ou maus resultados escolares são as causas de sua imensa tristeza recolhida pelos especialistas de vários serviços telefônicos de assistência que recebem centenas de ligações de jovens deprimidos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre suicídio entre adolescentes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página