Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2005 - 16h58

Resultado parcial dá vitória a xiitas em eleições iraquianas

Publicidade

da Folha Online

Os primeiros resultados das eleições iraquianas dão vitória à coalizão Iraque Unido, que reúne os principais partidos xiitas e é o grande favorito. A informação foi dada pelo jornal espanhol "El Mundo".

30.jan.2005
Iraquianos votam a oeste de Bagdá
Com cerca de 20% dos votos apurados, a Iraque Unido ganhou mais de 1,1 milhão de votos em seis Províncias do país [Bagdá e as cidades do sul: Najaf, Karbala, Dhi Qar, Al Muzana e Al Qadisiya]. O partido do premiê Iyad Allawi, Acordo Nacional Iraquiano, vem em segundo, com mais de 360 mil votos.

Segundo a comissão eleitoral, já foram contados 1,6 milhão de votos nas seis Províncias.

A Iraque Unido é um conjunto de partidos xiitas, entre eles, o Conselho Supremo para a Revolução Islâmica no Iraque e o Partido Islâmico Dawa no Iraque.

A Comissão Eleitoral iraquiana estimou, após o encerramento das eleições de 30 de janeiro que cerca de 8 milhões de iraquianos votaram (de um total de 14,2 milhões de maiores de 18 anos inscritos e aptos a votar), o equivalente a 60%. A população total iraquiana é de cerca de 27 milhões de pessoas.

Nas Províncias sunitas, onde há a maior incidência de atos violentos, o comparecimento foi mínimo e, nos territórios curdos, ao norte, espera-se a vitória de coalizões curdas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre os xiitas no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página