Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2005 - 19h18

Xiitas e curdos vencem entre iraquianos que vivem fora do país

Publicidade

a Folha Online

A Organização Internacional para Migração (OIM) divulgou nesta sexta-feira os resultados finais das eleições iraquianas organizadas em 14 países. A coalizão xiita Aliança do Iraque obteve maioria, com 36,15% de um total de 263.685 votos válidos. Os curdos ficaram em segundo lugar, com 29,6% dos votos.

Segundo o comunicado da OIM, a maioria dos votos aos xiitas vieram do Irã --país com o qual políticos xiitas conservam uma estreita relação-- e dos Estados Unidos.

Em terceiro lugar ficou o partido do primeiro-ministro interino Iyad Allawi, Acordo Nacional Iraquiano, que recebeu 9,1% dos votos. A lista do premiê incluía políticos xiitas e sunitas.

Ao todo, a organização recebeu 265.149 votos, dos quais foram excluídos os nulos e brancos. A OIM esperava que mais de 1 milhão de eleitores iraquianos participassem das eleições.

A OIM também informou que os resultados foram enviados eletronicamente para a Comissão Eleitoral Independente do Iraque, sediada em Bagdá.

As eleições legislativas foram realizadas no domingo (30), dentro e fora do Iraque, para a escolha dos políticos que vão integrar a Assembléia Nacional transitória.

Os países que participaram foram Alemanha, Austrália, Canadá, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, França, Holanda, Irã, Jordânia, Síria, Suécia, Turquia e Reino Unido.

Apuração nacional

O comitê eleitoral iraquiano divulgou nesta sexta-feira novos resultados da apuração das eleições dentro do país. Cerca de 35% das urnas já foram abertas, e a coalizão xiita Aliança do Iraque Unido vence, com dois terços dos votos.

O partido de Allawi está em segundo lugar, com 18% dos votos apurados até o momento.

Apesar dos resultados que apontam para a vitória dos xiitas, funcionários do comitê eleitoral afirmaram que ainda é muito cedo para determinar o rumo das eleições, já que nenhum voto das Províncias curdas foi apurado.

"Os resultados excederam nossas expectativas, e posso confirmar que um grande número de eleitores compareceu às urnas", disse Hussain al Hindawi, diretor da comissão eleitoral.

O resultado final poderá sair dentro de seis dias, segundo Al Hindawi.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre as eleições no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página