Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2005 - 15h48

Xiitas querem cargo de presidente ou de premiê no Iraque

Publicidade

da Folha Online

A coligação de partidos xiitas Aliança Iraquiana Unida, que vem mantendo a liderança no resultado das eleições legislativas ocorridas no Iraque no dia 30 de janeiro quer que o próximo presidente ou primeiro-ministro do país saia de seus quadros, segundo a agência de notícias Associated Press.

Segundo o porta-voz da coligação Redha Taqi, ainda não há decisão sobre qual será o cargo escolhido, mas acrescentou que o grupo prefere o cargo de primeiro-ministro.

O líder curdo Jalal Talabani anunciou hoje sua candidatura para a Presidência (cargo quase que meramente protocolar). A expectativa quanto ao resultado das eleições legislativas iraquianas é que curdos e xiitas, ambos bastante oprimidos pela ditadura de Saddam Hussein, formem um bloco aliado.

Taqi disse também que os políticos xiitas estão "ansiosos para tratar com as entidades políticas que não conquistarem assentos na Assembléia Nacional e com as outras que boicotaram", referindo-se aos sunitas do país [facção islâmica a qual pertencia Saddam).

"Estamos insistindo em consultar e ouvir aqueles que se retiraram [do processo político] ou boicotaram [as eleições do dia 30] para quando formos formar o governo e esboçar a Constituição", disse Taqi. "Temos entrado em contato nos últimos dias com partidos sunitas sobre essas duas questões."

Com agências internacionais

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre as eleições no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições iraquianas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página