Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2005 - 18h24

Fatah anuncia disposição para declarar cessar-fogo com Israel

Publicidade

da Folha Online

O Fatah, principal partido palestino, anunciou neste domingo prontidão para um cessar-fogo com Israel na Cisjordânia e na faixa de Gaza e cancelou os ataques contra civis israelenses --sinalizando um passo positivo para o encontro entre os dois governos, previsto para ocorrer na próxima terça-feira (8).

Esta é a mais forte declaração do movimento contra a violência na região, enquanto Abbas trabalha para um acordo que possa pôr fim a quatro anos de derramamento de sangue entre palestinos e israelenses.

Palestinos esperam conseguir uma declaração mútua de cessar-fogo durante o encontro de Abbas com o premiê israelense, Ariel Sharon, durante a cúpula de Sharm el Sheik, no Egito, na terça-feira.

No mesmo comunicado, o Fatah também reafirmou sua intenção de continuar lutando pelo direito dos palestinos em resistir à ocupação israelense, à permanência dos assentamentos judaicos nos territórios palestinos e à construção do "muro de proteção", que Israel defende, alegando ser uma forma de evitar ataques de terroristas palestinos contra cidadãos israelenses.

Já os palestinos julgam a construção do muro como uma limitação de sua liberdade de ir e vir e afirmam que o objetivo da barreira é incorporar mais terras palestinas, já que o traçado passa por dentro da Cisjordânia --reivindicada como parte do futuro Estado palestino.

Enquanto prevalece um certo período de calmaria, Israel tem dito que retrocederá com sua ação militar na região, mas insiste que Abbas tem de pôr fim aos grupos extremistas palestinos. Até o momento, Israel não se comprometeu formalmente com uma declaração de cessar-fogo.

EUA

Neste domingo, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, afirmou que Israel tem "algumas decisões difíceis" para tomar se quiser estabelecer a paz com os palestinos e ajudar a criar uma "vizinhança democrática".

Em sua primeira viagem ao Oriente Médio desde que assumiu o Departamento de Estado, Rice também declarou que ambos os lados precisam cumprir suas promessas.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Fatah
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página