Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2005 - 19h47

Prefeito da Cidade do México anuncia que irá concorrer à presidência

Publicidade

da Folha Online

Depois de meses de especulação, o popular prefeito da Cidade do México (capital), Andrés Manuel Lopéz Obrador, 49, anunciou, nesta quinta-feira que, mesmo que vá para a cadeia, irá se candidatar a presidente em 2006, segundo informações da imprensa mexicana.

Ele é acusado por procuradores federais de ignorar decisões judiciais em um confuso caso de uso da terra, no qual a Prefeitura teria invadido uma propriedade particular para a construção de uma estrada.

"Se for preciso, me registrarei da cadeia para ser candidato à presidência pelo PRD (Partido da Revolucão Democrática, centro-esquerda)", afirmou. A candidatura é possível, mas não haveria campanha política, já que o candidato estaria detido.

Obrador vinha liderando as pesquisas de opinião pública de presidenciáveis, mas é a primeira vez que ele admite formalmente que irá concorrer.

O prefeito alega que muitos outros governantes teriam igualmente ignorado ordens judiciais semelhantes e que ele estaria sendo perseguido porque seus oponentes --entre eles o presidente direitista Vicente Fox, do PAN (Partido da Ação Nacional --para tirá-lo da disputa pela presidência.

Fox e os membros de seu gabinete negam as acusações. Ele deve deixar a presidência em 2006. Pelas leis mexicanas, não é possível se candidatar à reeleição.

Estaduais

Em fevereiro, o PRD foi o principal ganhador das eleições estaduais no México. O partido conseguiu aumentar em quase 80% a sua bancada no Congresso e obteve uma esmagadora vitória no Distrito Federal, onde ficou com 34 dos 40 representantes da Assembléia Legislativa.

Na época, o bom desempenho eleitoral do PRD fortaleceu as aspirações de Obrador --que é a principal figura do partido e teve a imagem largamente utilizada na campanha eleitoral.

A popularidade de Obrador à frente da prefeitura foi conquistada graças a obras públicas --como a construção de novas avenidas e parques e a revitalização do centro antigo da cidade-- e a um programa que destina o equivalente a R$ 180 por mês a todos os moradores da capital com mais de 70 anos.

Com agências internacionais


Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Obrador


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página