Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2005 - 10h58

EUA seriam culpados por atentados contra Chávez, diz Fidel Castro

Publicidade

da Folha Online

O presidente cubano, Fidel Castro, deu um alerta sobre o que aconteceria caso o presidente da Venezuela e seu aliado, Hugo Chávez, fosse morto. "Se o assassinassem, a responsabilidade cairia toda sobre o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush".

No entanto, o líder cubano --que já foi alvo de planos da CIA (serviço de inteligência dos EUA) para ser eliminado-- não mostrou evidências de que Chávez corra risco de vida.

Caso seu assassinato acontecesse, afirmou Fidel, os Estados Unidos seriam responsabilizados, mesmo se a ação fosse conduzida por militares venezuelanos. "Se os EUA puderem eliminá-lo, eles certamente farão isso."

O presidente Chávez tem estreitas relações com Cuba e, por isso, os Estados Unidos estão em alerta. O país de Bush tem medo que o regime comunista de Cuba possa influenciar a Venezuela --um dos maiores fornecedores de petróleo dos EUA-- e atrapalhar a comercialização do produto.

Castro diz ter sobrevivido a cerca de cem atentados contra sua vida. As ações da CIA, afirma, incluíram envenenamento de seus charutos e uma concha que explodiu.

"Essas declarações vêm de um sobrevivente. Eu sobrevivi", afirmou em um discurso com seis horas de duração que acabou nas primeiras horas do sábado.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Chávez exorciza o imperialismo dos EUA e elogia Lula

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Fidel Castro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página