Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2005 - 17h43

Comissão eleitoral anuncia resultado de eleições no Iraque amanhã

Publicidade

da Folha Online

Autoridades eleitorais iraquianas planejam anunciar os resultados das eleições de 30 de janeiro neste domingo.

O porta-voz da comissão, Farid Ayar, disse à rede de TV árabe Al Arabiya (Dubai) que os resultados do pleito serão conhecidos às 16h [11h em Brasília].

De acordo com a comissão, os resultados serão considerados oficiais depois de três dias.

"Nós daremos três dias para verificar os resultados e resolver quaisquer questões e após isso o resultado será oficializado", disse Ayar.

Comparecimento

A Comissão Eleitoral iraquiana estimou, após o encerramento que cerca de 8 milhões de iraquianos votaram (de um total de 14,2 milhões de maiores de 18 anos inscritos e aptos a votar), o equivalente a 60% da população, apesar das ameaças de retaliação por parte de terroristas.

O Iraque tem cerca de 27 milhões de pessoas.

Serão conhecidos os 275 membros para o Parlamento que deve redigir a futura Constituição do Iraque. A partir daí, os eleitores devem ser convocados novamente no final deste ano, para eleger um governo permanente.

Os iraquianos também conhecerão os resultados dos membros de 18 Assembléias Provinciais e do Parlamento curdo, que é autônomo, no norte do país.

Resultados parciais divulgados no início da semana mostravam que as coalizões xiitas e a coalizão curda lideravam a disputa.

Violência

Mais cedo a explosão de um carro-bomba deixou ao menos 18 mortos e 25 feridos na cidade de Musayyib, localizada ao sul de Bagdá (capital do Iraque).

Autoridades locais disseram que o atentado ocorreu perto do hospital de Musayyib. Tropas americanas isolaram a área atacada. Segundo testemunhas ouvidas pela agência de notícias Reuters, o carro se dirigia para o hospital, mas explodiu antes de chegar ao prédio.

Todas as vítimas eram civis que passavam pelo local.

Também neste sábado, o juiz do tribunal de Basra Taha al Amir foi assassinado por homens armados no centro de Basra, no sul do país.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre as eleições no Iraque
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página