Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2005 - 19h11

Xiitas vencem sem obter maioria no Parlamento iraquiano

Publicidade

da Folha Online

Ao confirmar as previsões, os grupos xiitas iraquianos saíram vencedores nas eleições de 30 de janeiro no Iraque. A comissão eleitoral anunciou neste domingo que a coalizão Aliança Iraquiana Unida obteve 47,6% ou cerca de 4 milhões dos votos no pleito.

No entanto, os votos da coalizão, que representa 60% dos habitantes do país, não foram suficientes para conseguir maioria no Parlamento, o que exigirá alianças no futuro.

Em segundo lugar está a Aliança do Curdistão --que reúne a União Patriótica do Curdistão e o Partido Democrático do Curdistão--, com 25,4% ou 2,17 milhões de votos, seguidos pela coalizão que apóia o primeiro-ministro interino Iyad Allawi que obteve 13,6% ou 1,16 milhão de votos.

Sunitas

De acordo com autoridades eleitorais, no total, 8,55 milhões de pessoas foram às urnas, o que representa 58% daqueles que se registraram e estavam aptos a votar. O Iraque tem cerca de 27 milhões de pessoas.

A comissão registrou o baixo comparecimento dos grupos sunitas que representam cerca de 20% da população. Na Província de Anbar (a oeste do país), um dos principais redutos da insurgência sunita, foram menos de 4.000 votos, o que representa 2% da população local.

"Hoje é um novo nascimento para o Iraque. Representa o nascimento de um país livre, com pessoas livres que querem construir um Estado civilizado, baseado em valores democráticos que consideram os princípios da paz e do amor", disse o porta-voz da comissão, Farid Ayar.

Futuro

Os partidos têm agora três dias para questionar o resultado do pleito antes de o resultado ser oficializado. A comissão disse que não vai fazer a distribuição dos lugares na Assembléia antes de 72 horas.

Estimativas não-oficiais, citadas pelo jornal americano "The New York Times", dão conta que a Aliança Iraque Unido deve ficar com 140 assentos, a Aliança Curda deve receber 75 assentos e a coalizão de Allawi deve ficar com 40 assentos.

A Assembléia Nacional deve redigir a futura Constituição do Iraque, além de escolher o próximo presidente --responsável pela seleção de um primeiro-ministro-- e dois vice-presidentes para o país.

"Esta é uma grande vitória do povo iraquiano", disse Ahmad Chalabi, da coalizão Congresso Nacional Iraquiano. "Nós vamos ter um Parlamento eleito pelas pessoas e um governo completamente legítimo e eleito pelo povo", afirmou.

Violência

Hoje, três soldados americanos morreram quando o veículo em que estavam caiu em um canal e um outro foi morto em combate em Samarra neste domingo, de acordo com o Exército.

O acidente ocorreu quando os três soldados participavam de uma patrulha perto da cidade de Balad, 80 quilômetros ao norte de Bagdá (capital).

Com agências internacionais

Leia mais
  • Erramos: Xiitas vencem as eleições iraquianas com 48% do total dos votos

    Especial
  • Leia mais sobre as eleições no Iraque
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página