Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2005 - 13h42

Tremores de terra atingem três países asiáticos

Publicidade

da Folha Online

China, Indonésia e Índia sofreram abalos sísmicos de intensidade moderada nesta terça-feira. O primeiro terremoto foi registrado na China, onde um tremor de 6,2 graus na escala Richter atingiu uma zona montanhosa e pouco habitada de Xinjiang Uygur, região autônoma do país.

Segundo a agência de notícias Xinhua, o epicentro do terremoto foi localizado em Wushi, 40 km a noroeste da cidade de Aksu, de acordo com informações divulgadas pelo Instituto de Sismologia chinês.

Não há informações sobre vítimas ou danos materiais na região.

Indonésia

Mais tarde, um terremoto com magnitude de 6 graus na escala Richter atingiu a ilha de Sumatra, na Indonésia. A região foi uma das mais castigadas pelo maremoto causado pelo terremoto de 9 graus com epicentro registrado perto da ilha, em 26 de dezembro.

O epicentro do novo terremoto foi localizado no mar, a 200 km de Pandang, em Sumatra, que fica distante 900 km de Banda Aceh, capital da Província de Aceh, também situada na ilha, e uma das regiões mais devastadas pela tragédia de 26 de dezembro.

Segundo a agência meteorológica de Pandang, não houve registro de vítimas ou danos materiais. Também não se registrou pânico entre a população que vive na costa, situação que tem se repetido com freqüência depois do maremoto.

A tragédia de dezembro deixou ao menos 280 mil mortos na Ásia. Só na Indonésia, mais de 160 mil pessoas morreram em decorrência do maremoto.

Pânico na Índia

Pouco depois, um outro tremor, com magnitude de 5,5 graus na escala Richter, atingiu o nordeste da Índia. Os prédios mais altos da região estremeceram, e as pessoas saíram em pânico pelas ruas, segundo informações da polícia local.

O país foi também bastante castigado pelo maremoto de 26 de dezembro, que atingiu o Estado de Tamilnadu, ao sul do país, e o arquipélago de Andaman e Nicobar. Ao menos 10 mil pessoas morreram na Índia.

O epicentro do tremor registrado hoje foi localizado na cidade de Hylakandi, Estado de Assam, segundo informações do instituto meteorológico local.

Apesar do pânico da população, não houve registro de danos ou vítimas.

Com agências internacionais

Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  • Leia o que já foi publicado sobre ondas gigantes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página