Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2005 - 07h30

Rice envia conselheiros para discutir com novo governo no Iraque

Publicidade

da France Presse, em Washington

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, enviou uma equipe de conselheiros ao Iraque para discutir a futura cooperação com o novo governo iraquiano, informaram nesta terça-feira fontes do governo.

Os funcionários confirmaram a informação publicada no "Washington Post", segundo a qual os assessores foram enviados na semana passada, liderados pelo veterano do Departamento de Estado Richard Jones, que atuará como conselheiro especial de Rice sobre política iraquiana.

O porta-voz do Departamento de Estado, Richard Boucher, disse a jornalistas que foi recomendado aos conselheiros que "tenham atenção nos setores essenciais e nas áreas em que será necessário trabalhar com o novo governo iraquiano."

Entre os membros da equipe estão o general Raymond Odierno, do Estado-Maior Conjunto; Román Martínez, do Conselho de Segurança Nacional; James Kunder, da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional; e o subsecretário de Estado Robin Raphel.

Também faz parte do grupo Philip Zelikow, um especialista em política da Universidade da Virgínia, que escreveu um livro com Rice. Segundo o "Post", esperava-se que Zelikow fosse nomeado conselheiro da chefe da diplomacia americana.

A equipe foi enviada ao Iraque em meio à intensa competição política e para formar o novo governo de acordo com os parâmetros traçados pelas eleições para a Assembléia Nacional, no dia 30 de janeiro.

Apesar de não ter havido um anúncio formal, Boucher disse que Rice se propôs a designar Jones "para que ajude a coordenar nossa política no Iraque."

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página