Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2005 - 08h02

Xiitas iraquianos comemoram vitória eleitoral em festa religiosa

Publicidade

da Folha Online

Centenas de xiitas caminharam nesta sexta-feira pelas ruas da capital iraquiana, Bagdá, em mais um ato de celebração da Ashura, que é um dos principais eventos do calendário xiita e marca a morte do imã Hussein, neto do profeta Maomé, em uma batalha em Karbala (sul do Iraque).

Abdul Aziz al Hakim, líder do Supremo Conselho para a Revolução Islâmica no Iraque, o principal partido político xiita, liderou a marcha na capital. "Peço aos iraquianos para que se unam e garanto que todos no Iraque querem um país unificado e seguro", disse o líder, durante a procissão.

A vitória política do xiitas marcou a comemoração xiita do Ashura, e fez com que a tensão sobre possíveis ataques sunitas durante aumentasse ainda mais. Nessa mesma época, no ano passado, rebeldes deixaram mais de 170 mortos, em atentados que tinham como alvo lugares sagrados para os xiitas. Apesar disso, havia pouco policiamento nas ruas nesta sexta-feira.

Funeral

Junto à comemoração religiosa, xiitas organizaram o funeral de três membros do Supremo Conselho, mortos durante uma ação da polícia na capital.

Os peregrinos, que carregavam faixas com o nome de Hussein, estavam vestidos de preto. Alguns usavam correntes para bater em si mesmos revivendo, de certa forma, o sofrimento da morte de Hussein.

O ápice da cerimônia ocorre neste sábado, quando xiitas se reunirão em Bagdá e Karbala.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre o Ashura
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página