Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2005 - 09h26

Portugueses vão às urnas para escolher novo governo

Publicidade

da Folha Online

Os portugueses vão às urnas neste domingo, e a expectativa no país é que o Partido Socialista volte ao poder. Todas as sondagens publicadas na última semana colocam os socialistas, liderados por José Sócrates, na liderança: têm entre 45% e 47% das intenções de voto.

O Partido Social Democrata (PSD), do premiê Pedro Santana Lopes, aparece bem atrás, e tem entre 26% e 31% das intenções de votos nas pesquisas.

Mais de 8 milhões de portugueses vão escolher 230 deputados, por meio de voto distrital. O partido vencedor indica o premiê.

Ex-prefeito de Lisboa, Lopes chegou ao cargo de premiê por escolha da direção do partido, depois que José Manuel Durão Barroso renunciou para ocupar a Presidência da Comissão Européia, em 2004.

O processo de escolha de Lopes foi um dos alvos da campanha do socialista Sócrates. Outro tema que dominou a campanha foi o desemprego, que está na marca mais alta dos últimos oito anos: 7,1%.

Os socialistas colocam a culpa no governo do PSD. Já o partido da situação diz que a situação é resultado da herança do ultimo governo socialista, que deixou o poder em 2002.

Para o dirigente do PSD e candidato a deputado por Lisboa, Manuel Dias Loureiro, isso é culpa do antigo governo socialista, que deixou o poder há três anos.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Portugal
  • Leia o que já foi publicado sobre Santana Lopes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página