Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2005 - 16h17

Vídeo da Al Qaeda condena pedido dos EUA por reformas no Oriente Médio

Publicidade

da Folha Online

Um vídeo atribuído ao número dois da rede terrorista Al Qaeda [de Osama bin Laden], Ayman al Zawahri, foi divulgado neste domingo pela rede de TV árabe Al Jazira [Qatar], no qual condena os pedidos de reformas no Oriente Médio feitos pelos EUA e diz que o Ocidente precisa respeitar o mundo islâmico.

No vídeo, Al Zawahri aparece sentado no chão em frente a um fundo marrom e menciona o caso dos abusos na prisão americana em Guantánamo [Cuba], dizendo que "isso mostra a verdade sobre as reformas e a democracia que a América diz querer impor aos nossos países".

"[Essa] reforma é baseada nos campos de detenção americanos, como os de Bagram, Candahar, Guantánamo e Abu Ghraib, vai ser baseada em bombardeios e na imposição de pessoas como [o presidente do Afeganistão, Hamid] Karzai e [o primeiro-ministro interino do Iraque, Iyad] Allawi", disse Zawahri.

"Segurança de verdade é baseada na cooperação mútua com as nações islâmicas no respeito mútuo e no fim das agressões."

No dia 10 deste mês, uma fita de áudio, também atribuída a Zawahri, foi divulgada pela Al Jazira. Na fita, Zawahri critica o conceito de liberdade dos EUA.

"A liberdade que nós queremos, não é a liberdade para destruir os outros... não é a liberdade que permite [aos Estados Unidos] apoiar regimes opressores que são aliados americanos ou a liberdade para Israel aniquilar os muçulmanos", disse o homem na gravação atribuída a Al Zawahri.

A voz da fita citava também "uma eleição fraudulenta que ocorreu sob ocupação militar", em referência às eleições legislativas de janeiro e enumera o que chama de três conceitos de liberdade: a primazia da sharia (a lei islâmica), a libertação da terra do islã dos agressores e a liberdade do ser humano.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais no especial Iraque sob Tutela
  • Leia mais no especial Eleições no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre Ayman al Zawahri
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página