Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2005 - 14h54

Xiitas escolhem candidato para concorrer a cargo de premiê iraquiano

Publicidade

da Folha Online

A Aliança Unida do Iraque, coalizão xiita que obteve maioria na nova Assembléia iraquiana, eleita em 30 de janeiro, propôs o nome de Ibrahim al Jaafari, 58, como o próximo primeiro-ministro iraquiano.

Al Jaafari, religioso xiita e líder do partido Dawa, é atualmente o vice-presidente iraquiano. Antes de ser escolhido, enfrentou uma acirrada competição com Ahmad Chalabi, líder do partido Congresso Nacional Iraquiano, e um dos principais opositores do governo interino.

Figura controversa dentro do cenário político iraquiano, Chalabi foi um dos principais aliados dos Estados Unidos, mas acabou sendo descartado pelos norte-americanos depois de ter passado informações falsas sobre a existência de armas de destruição em massa durante o regime do ex-ditador Saddam Hussein.

Depois de um encontro das principais lideranças xiitas em Bagdá nesta terça-feira, Chalabi retirou sua candidatura.

Prioridades

Após sua nomeação como candidato xiita ao cargo de premiê iraquiano, Al Jaafari afirmou que a prioridade do novo governo deve ser a segurança. "Isso afeta todos os outros campos, como a economia e a reconstrução [do Iraque]", afirmou.

Um dos principais problemas que Al Jaafari deverá enfrentar são suas ligações com o governo iraniano --citado várias vezes pelo presidente George W. Bush como um país que dá suporte ao terrorismo-- e sua inclinação pela estruturação de uma república islâmica, isto é, atada à religião.

Imad Shabib, colaborador do premiê interino, Iyad Allawi, afirmou à rede de TV Al Jazira que Al Jaafari terá de agir pelos interesses iraquianos, e que a mistura da religião com a política de Estado "pode ser perigosa ao Iraque. "Não queremos que a história da guerra civil no Líbano (1975-1991) --travada por disputas que começaram no campo religioso-- se repita aqui", disse.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que foi publicado sobre as eleições no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página