Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2005 - 15h33

Família de brasileiro seqüestrado lança corrente na internet

Publicidade

CLARICE SPITZ
da Folha Online

A família do engenheiro João José de Vasconcellos Júnior, 49, seqüestrado no Iraque desde o dia 19 de janeiro, divulgou uma "iniciativa virtual" para tentar obter notícias do brasileiro.

De acordo com o irmão do engenheiro, Luiz Henrique Vasconcellos, o objetivo é criar uma corrente de e-mails através do endereço eletrônico da rede de TV Al Jazira em prol da libertação do brasileiro [que completa 50 anos nesta quinta-feira]. Segundo ele, a idéia foi dada por um cinegrafista durante uma entrevista coletiva. "É como uma passeata silenciosa", disse.

Os e-mails devem ser enviados para responses@aljazeera.net ou marketing@aljazeera.net com a palavra "João" no campo "assunto" e "Freedom for the Brazilian engineer" [liberdade para o engenheiro brasileiro], dentro do texto da mensagem.

Luiz Henrique afirmou não ter contatado ninguém da Al Jazira antes de divulgar o endereço eletrônico da TV. Questionado sobre possíveis problemas devido à falta de autorização, disse não temer conseqüências. "Espero que a iniciativa seja bem-recebida pela emissora".

De acordo com nota divulgada pela família, "este é um modo de mostrar a todos que não apoiamos a guerra, não enviamos tropas ao Iraque, e apesar de todo seqüestro ser injustificado, este se torna ainda mais incompreensível devido à característica marcante do povo brasileiro, de amizade e respeito entre todos os povos de diferentes raças e diferentes religiões".

Vasconcellos Jr., funcionário da construtora Norberto Odebrecht no Iraque, foi seqüestrado em uma ação conjunta realizada pelos grupos Brigadas Mujahidin e Exército de Ansar al Sunna no dia 19 de janeiro.

Até hoje, os seqüestradores não entraram em contato com a família do engenheiro nem com a construtora ou com o governo brasileiro.

Especial
  • Leia mais sobre seqüestros no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre o seqüestro do brasileiro no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página