Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2005 - 13h32

Prêmio Nobel da Paz tem número recorde de indicações

Publicidade

da Folha Online

Um número recorde de 199 candidatos foram indicados para o Prêmio Nobel da Paz de 2005, segundo os organizadores da premiação. O primeiro-ministro ucraniano, Viktor Yuschenko, e o ex-secretário americano de Estado Colin Powell estão entre os indicados deste ano.

Mas a lista não tem só personalidades políticas. O papa João Paulo 2º, o líder espiritual indiano Sri Sri Ravi Shankar e até mesmo Bono Vox, vocalista do grupo U2, receberam indicações.

A quantidade de indicações ultrapassa o que foi registrado no ano passado, quando houve 194 indicações, entre elas a da ambientalista queniana Wangari Maathai, que foi a ganhadora do prêmio de US$ 1,45 milhão.

"As indicações vieram de todas as partes do mundo", afirmou Geir Lundestad, diretor do Instituto Nobel na Noruega.

A entrega do prêmio acontece todos os anos em uma cerimônia na cidade de Oslo [capital norueguesa] em 10 de dezembro, data da morte do fundador do prêmio Alfred Nobel. Todas as demais categorias do prêmio são entregues em Estocolmo, na Suécia.

Maremoto

Analistas dizem que as personalidades envolvidas nos esforços de ajuda aos sobreviventes do maremoto de 26 de dezembro, que atingiu o sudeste da Ásia, poderão ganhar o Nobel da Paz.

Outros afirmam que poderá haver outro ganhador da África, para promover o acordo de paz entre rebeldes e governo no Sudão.

Os indicados para o Prêmio Nobel da Paz são escolhidos, em uma primeira etapa, por pessoas selecionadas pelo Parlamento norueguês [como professores de ciências sociais, história, membros do governo de outros países, pessoas que trabalham em institutos de pesquisa de política internacional e outros ganhadores do Prêmio Nobel da Paz].

Depois, os membros do Comitê do Prêmio Nobel selecionam aqueles que irão concorrer efetivamente ao prêmio. As indicações são livres e não obedecem à uma lista pré-selecionada. Em anos anteriores, o ditador nazista Adolf Hitler e o ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic receberam indicações.

Com Reuters

Leia mais
  • Erramos: Prêmio Nobel da Paz tem número recorde de indicações

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Prêmio Nobel da Paz
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página