Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2005 - 15h35

Fragilidade do papa preocupa mais que traqueostomia, diz médico

Publicidade

daFolha Online

O boletim médico sobre a saúde do papa João Paulo 2º divulgado nesta sexta-feira mostra melhora após a realização de uma traqueostomia (cirurgia que facilita a respiração): ele já respira sem aparelhos, está consciente e tomou café da manhã. Mas na opinião de especilistas, o perigo está na fragilidade da saúde geral do sumo pontífice.

21.jun.2004/Reuters
O papa João Paulo 2º, 84
O papa João Paulo 2º foi levado novamente ao hospital Gemelli, em Roma, na noite desta quinta-feira, onde foi submetido a uma traqueostomia. De acordo com o boletim médico, a traqueostomia foi uma decisão eletiva, ou seja, sem caráter de urgência, feita para facilitar a respiração do papa.

Segundo Thomas Edy, especialista em garganta, nariz e ouvido da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, a traqueostomia em si não é o maior perigo para a saúde do papa. Para ele, traqueostomia é um procedimento de baixo risco. "A questão maior é o motivo pelo qual foi feita, é isso que vai determinar se o problema é sério ou não", afirma.

Michael Gleeson, especialista em cirurgia de garganta e professor da escola de medicina Saint Thomas, em Londres (Reino Unido), faz coro à opinião, afirmando que a fragilidade da saúde do papa, causada por doenças crônicas como o mal de Parkinson, representa o verdadeiro risco . "Ele é uma pessoa que claramente pode ficar doente com muita facilidade por causa do Parkinson. Sua incapacidade de tossir o deixa ainda mais frágil", diz.

Melhora

De acordo com porta-voz do Vaticano, João Paulo 2º tomou café com leite e comeu dez biscoitos salgados durante seu café da manhã, acrescentando que o sumo pontífice está totalmente consciente, de bom humor e chegou a pedir papel e caneta para se comunicar com médicos e pessoas que o acompanham.

Apesar do mal de Parkinson, João Paulo 2º tem comparecido a seus compromissos e aparecido em público.

Anestesia suave

Navarro-Valls disse que a anestesia geral usada durante a traqueostomia feita no papa foi suave e que, apesar de estar em boas condições, o papa não poderá se comunicar verbalmente por alguns dias.

Além de se recuperar bem, segundo o porta-voz do Vaticano, outro sinal positivo da saúde do sumo pontífice é o fato de ele não ter apresentado febre alta nem infecções desde que deixou o mesmo hospital no dia 10 de fevereiro, para onde foi levado às pressas e ficou internado por dez dias.

À época, João Paulo foi hospitalizado para se tratar de uma crise respiratória causada por laringotraqueíte [inflamação da laringe e da traquéia] e crises de laringoespasmos [fechamento da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões, dificultando a respiração]. O papa sofre também do mal de Parkinson.

Novas informações sobre o estado de saúde do papa serão fornecidas pelo hospital neste sábado, por volta das 12h30 (8h30 de Brasília), mas um novo boletim médico só será divulgado na segunda-feira (28).

Visitas

Nesta quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, desejou rápido restabelecimento ao papa João Paulo 2º.

"O papa está em nossos pensamentos e em nossas orações e desejamos a ele uma pronta recuperação e o retorno ao serviço de sua igreja e de toda a humanidade", afirmou Bush, a bordo do avião presidencial Air Force One, depois de seu encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, em Bratislava na Eslováquia.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, também manifestou sua esperança pela recuperação de João Paulo 2º.

Em comunicado oficial, Lula afirmou que "em seu nome e em nome de todos os brasileiros, desejava os mais sinceros votos pela pronta recuperação do estado de saúde do papa".

Com agências internacionais

Leia mais
  • Entenda o que é traqueostomia
  • Leia íntegra do primeiro boletim médico sobre o papa
  • Vaticano diz que cirurgia do papa foi bem-sucedida
  • Saiba mais sobre a saúde do papa João Paulo 2º

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página