Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2005 - 21h56

Líder de grupo extremista palestino nega envolvimento em atentado

Publicidade

da Folha Online

O líder do grupo palestino Jihad Islâmico em Gaza, Nafez Azzam, negou a responsabilidade pelo ataque ocorrido nesta sexta-feira em Tel Aviv (Israel), que deixou ao menos quatro mortos e mais de 40 feridos.

O ataque foi reivindicado por militantes na Cisjordânia que supostamente pertencem ao grupo. Azzam também disse "não ter idéia" sobre quem poderia ter realizado a ação.

"O Jihad Islâmico está comprometido com a calma, seguindo o acordo de cessar-fogo realizado [pelo primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon] com o presidente [da Autoridade Nacional Palestina, ANP] Mahmoud Abbas. O Jihad Islâmico não tem nenhum conhecimento do ataque em Tel Aviv", afirmou Azzam, à agência de notícias Reuters.

Militantes do grupo Brigadas de al Aqsa, braço armado do Fatah, partido político de Abbas, afirmaram que o ataque foi realizado pelo Hizbollah, grupo extremista islâmico libanês que apóia a causa palestina e recebe apoio sírio e iraniano.

Em Beirute (capital libanesa), um porta-voz do Hizbollah negou a acusação, segundo a agência de notícias Associated Press.

O primeiro-ministro palestino, Ahmed Korei, afirmou que o atentado pode ter sido "um ato individual" e não uma ação de um dos grupos palestinos.

O ministro israelense de Segurança Pública, Gideon Ezra, que foi até o local do ataque, afirmou que o governo israelense vai "ver onde pode aumentar a segurança" e que a ANP também deve fazer o mesmo.

Em um comunicado, Abbas prometeu "perseguir e punir" os responsáveis.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Ataque suicida em Israel mata 4 e fere mais de 40
  • Abbas faz reunião de emergência com chefes de segurança palestinos

    Especial
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados em Israel
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página