Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2005 - 17h59

Especialistas analisam vídeo com apelo de jornalista, diz premiê

Publicidade

da Folha Online

O premiê francês, Jean-Pierre Raffarin, afirmou hoje que especialistas estão analisando o vídeo que mostra o pedido de ajuda da jornalista francesa Florence Aubenas, 43, seqüestrada no Iraque em 5 de janeiro.

A gravação foi divulgada hoje pela televisão italiana. "Na semana passada, recebemos um outro vídeo, que foi mostrado à família", afirmou Raffarin. O premiê disse ainda que laboratórios estão analisando o novo vídeo, para checar se foi produzido antes ou depois do primeiro.

Raffarin reafirmou sua convicção de que o seqüestro não teve razões políticas. "Desde o início do seqüestro, todas as comunicações que tivemos não foram de ordem política", disse. "Mas nós continuamos com nossas investigações".

Vídeo

Aubenas foi capturada por rebeldes quando se dirigia para o hotel em que estava hospedada, no centro de Bagdá. Seu motorista, Hussein Hanun al Saad, também foi levado pelos seqüestradores. Desesperada e bastante abatida, a refém pedia ajuda ao governo francês para escapar da morte.

"Meu nome é Florence Aubenas. Sou francesa. Sou jornalista do [jornal] Libération. Por favor, me ajudem", afirma a repórter em uma mensagem em inglês no vídeo, no qual parece estar com a saúde debilitada e os olhos roxos. "Estou em más condições de saúde, e enfrento problemas psicológicos", diz ela, que aparenta estar próxima do esgotamento físico.

Na gravação, Aubenas também fez um apelo ao Parlamento francês, dirigindo-se em especial ao deputado Didier Julia, líder de uma iniciativa paralela para libertar Christian Chesnot e Georges Malbrunot, dois jornalistas franceses seqüestrados no Iraque em agosto passado.

"Eu peço ajuda em particular ao deputado Didier Julia. Ajude-me, por favor, é urgente", afirmou.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Jornalista francesa seqüestrada no Iraque pede ajuda em vídeo

    Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre seqüestros no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página