Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2005 - 10h59

Sueco-iraquiano seqüestrado no Iraque diz estar ameaçado de morte

Publicidade

da France Presse, em Bagdá
da Folha Online

O chefe do Partido Democrático-Cristão do Iraque, Minas Ibrahim al Yusufi, declarou que foi transferido para a seção encarregada das execuções de um grupo que o mantém seqüestrado no Iraque e pediu auxílio em uma fita de vídeo obtida nesta quarta-feira pela agência de notícias France Presse.

"Fui transferido para a unidade de execuções das Brigadas da Vingança Iraquiana, o que significa certamente minha morte", declarou, falando em árabe. Yusufi, que possui dupla nacionalidade --iraquiana e sueca--, falou diante de um cartaz negro em que estava escrito o nome do grupo em letras brancas.

"Peço aos homens honestos de todo o mundo e no Iraque, ao rei da Suécia e o papa João Paulo 2º, que atuem para salvar minha vida", firmou. "Peço-lhes que me acompanhem nessa prova, que salvem minha vida."

A gravação, que foi obtida recentemente pela família do refém, dura apenas alguns segundos, tem má qualidade e a imagem aparece borrada. Ainda não foi possível averiguar a autenticidade do material.

Italiana

Também nesta terça-feira, um vídeo mostrou imagens da jornalista francesa Florence Aubenas, seqüestrada no dia 5 de janeiro. Desesperada e bastante abatida, a refém pedia ajuda ao governo francês para escapar da morte.

Aubenas foi capturada por rebeldes quando se dirigia para o hotel em que estava hospedada, no centro de Bagdá. Seu motorista, Hussein Hanun al Saad, também foi levado pelos seqüestradores.

"Meu nome é Florence Aubenas. Sou francesa. Sou jornalista do [jornal] Libération. Por favor, me ajudem", afirma a repórter em uma mensagem em inglês no vídeo, no qual parece estar com a saúde debilitada e os olhos feridos. "Estou em más condições de saúde, e enfrento problemas psicológicos" --disse, nitidamente próxima do esgotamento físico.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre seqüestros no Iraque
  • Leia mais notícias no especial Iraque sob Tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página