Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2005 - 10h56

Papa tem melhora progressiva, diz Vaticano

Publicidade

da Folha Online

O papa João Paulo 2º, internado desde a última quinta-feira (24) no hospital Gemelli, em Roma, melhora progressivamente e tem acompanhado as questões da Igreja Católica diariamente, o que sinaliza que ele poderá ter alta até a Páscoa.

O porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, disse nesta quinta-feira que a traqueostomia [intervenção cirúrgica para facilitar a respiração] está cicatrizando de forma positiva. Ele disse ainda que o Santo Padre, de 84 anos, ainda fragilizado devido a seu estado de saúde, afetado por problemas respiratórios, deseja voltar ao Vaticano, mas que aceitou as orientações médicas para que não se apresse para retomar as atividades à frente da igreja.

O estado de João Paulo 2º se agravou no início do mês passado, quando foi levado às pressas ao mesmo hospital no dia 1º de fevereiro. Após ficar dez dias internado para se tratar de uma laringotraqueíte [inflamação da laringe e da traquéia] e de crises de laringoespasmos [fechamento da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões, dificultando a respiração], o papa, que sofre também do mal de Parkinson, recebeu alta, mas acabou sofrendo uma recaída e voltou a ser internado.

Segundo o Vaticano, o sumo pontífice tem recebido membros do alto escalão da Igreja Católica para se atualizar sobre os assuntos da igreja, mas disse que ainda não foi decidido como será a participação do Santo Padre na missa do próximo domingo (6). Cogita-se a possibilidade de o papa aparecer na janela do hospital ou ter sua imagem transmitida por meio de talões, diretamente de seu quarto.

Questionado sobre as chances de o papa retornar ao Vaticano para as comemorações da Páscoa, no dia 27, Navarro-Valls disse que "isso era possível", mas que não havia decisões a respeito da participação do Santo Padre . "Isso ainda está sendo decidido", disse.

Boletim

De acordo com o boletim médico divulgado nesta quinta-feira, o papa continua melhorando, tem se alimentado normalmente e passa muitas horas do dia sentado em uma poltrona. Ele também disse que o corte feito na garganta do papa para a realização da traqueostomia tem boa cicatrização.

O porta-voz do Vaticano disse ainda que continuam sendo feitos exercícios para melhorar respiração e fala, e que o papa é um paciente que colabora muito. O próximo boletim médico sobre a saúde de João Paulo 2º só dever ser divulgado na próxima segunda-feira (7).

O papa passa algum tempo de seu dia em uma pequena capela especialmente adaptada ao lado de sua suíte no décimo andar do hospital, disse Navarro-Valls, acrescentando que os médicos prolongam a permanência do Santo Padre no hospital para que ele tenha uma melhor recuperação. O Vaticano sofreu críticas por ter permitido que o papa deixasse o hospital cedo demais, quando ficou internado no início de fevereiro.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Leia íntegra do boletim médico sobre o papa
  • Saiba mais sobre a saúde do papa João Paulo 2º

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2°
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página